Entre as posições fundamentais básicas do jiu jitsu está a imobilização lateral ou, 100kg como é mais conhecida, é uma das mais complexas posições de domínio no jiu jitsu, pois envolve muitas forças convergindo, sendo assim, controlando bem essa posição a única preocupação será finalizar no 100kg.
Apesar desse nome 100kg, o que faz esta imobilização funcionar não é o peso bruto, é o bom posicionamento e a distribuição do peso sobre o oponente e também não adianta saber manter o oponente no 100kg, sem ter um objetivo traçado, isso em uma competição de jiu jitsu por exemplo é interpretado como “amarração”, o que pode resultar em punição para quem estiver por cima.
É muito importante não usar apenas o peito para manter o controle dos 100kg, mas também o joelho os braços o cotovelo e etc… e tão importante quanto saber dominar, é saber o tempo da transição de cada posição, e para isso, nada melhor que treinar exaustivamente com um amigo e companheiro de treino essas transições, aperfeiçoando os movimentos ensinados onde objetivo é usar as técnicas que você aprendeu.
A posição que você vai usar para manter o controle do oponente, muda de acordo com a movimentação que o oponente usa para se defender, muita gente perde o controle do 100kg por utilizar apenas uma forma de estabilização e o adversário vai minando a sua postura até conseguir repor a guarda, por isso a importância de ter fluência na movimentação do 100kg com todas as suas variações.
No jiu jitsu, você tem que ser perceptivo. Tem que pegar o adversário e ver se ele tem a base dos pés, do joelho, das mãos e para finalizar seu oponente, é necessário controlar a luta e perceber o ponto fraco feito isso Treine várias formas de finalizar no 100kg e esteja preparado para aquela que seu oponente fatalmente vai te oferecer.
Um grande erro entre os iniciantes é exatamente esse excesso de movimentação onde eles chegam em várias posições e não estabilizam nenhuma delas.
Mais importante que chegar na posição é se manter nela, pois se não houver controle, não são marcados os pontos e você não terá equilíbrio para finalizar no 100kg.
Existem no jiu jitsu diversas técnicas para estabilização do 100kg que muda de acordo com a defesa do oponente, e por sua vez seu oponente certamente também conhece várias formas de escapar, então, combine saída de quadril, com o upa, com a esgrima e com várias outras técnicas para que possa controlar a posição sem se desgastar desnecessariamente.
Outro grande erro, na intenção de finalizar no 100kg o atleta se esquece de manter o controle e fica “cego” em busca de uma finalização, e por final não controla e nem finaliza o oponente.
Você batalhou, lutou para chegar a uma posição de controle então não bote tudo a perder pela afobação, seja sutil como uma serpente e no melhor momento dê o bote.
Treine específico, peça a um amigo para te ajudar:
Ex: Um estabiliza o 100kg no outro, ao sinal o que esta por baixo tem que sair do controle e quem esta por cima tem como objetivo apenas a finalização do 100kg, faça isso invertendo as posições por um tempo determinado tipo 7 minutos alternando entre si a cada minuto, um minuto por cima e um por baixo.
Essas dicas vão te ajudar a ver com mais clareza as posições tanto na defesa quanto no ataque, fazendo isso, é como se a situação ficasse em câmera lenta, vai aumentar a sua percepção de movimentos.
Saiba a importância do treino de repetição no jiu jitsu.
Aprenda mais sobre finalização do 100kg.