Passagem de guarda é quando o atleta que está por cima consegue transpor o bloqueio feito com as pernas do adversário que está por baixo (transpor a guarda ou meia-guarda) e mantém o controle transversal (100kg tradicional) ou longitudinal (norte-sul) do mesmo, com as costas ou de lado no solo por 3 (três) segundos.
Toda passagem de guarda tem a mesma pontuação, seja ela passagem de meia ou guarda completa, todas valem 3 pontos.
Veja as situações em que é considerado vantagem na passagem de guarda:
Sempre quando for passar a guarda a primeira coisa é ter postura, uma base boa, Com a postura certa, você pode ver e analisar que ataques o oponente está preparando com sua guarda antes que eles sejam bem executados e neutralizar as forças feitas por ele, procure também abaixar sempre um joelho do adversário para desfazer o cadeado.
Veja mais sobre postura em um post específico, Como não ser raspado no jiu jitsu.
“Faça as pegadas dominantes. Faça com que as suas pegadas anulem a do adversário esse é um grande passo para o sucesso em uma luta. A pegada dominante nada mais é que você dominar o guardeiro com sua pegada.
Aprenda a importância da pegada no jiu jitsu.
Se o oponente segurar sua gola, e você não consegue estourar, faça a pegada na gola dele também. Isto é uma pegada dominante com maior poder de alavanca que a dele, pois você está por cima assim você está usufruindo da sua força e seu peso. Anule sempre o adversário, e esteja um passo a frente no combate.
Se a guarda estiver fechada, fique em pé para poder abrir. Assim é o jeito mais fácil. Quando eu fico em pé para passar, sempre tento dominar pelo menos uma manga do guardeiro, busque a manga ao contrário da sua. Se você vai usar a mão esquerda busque a mão direita do oponente. Nunca segure a manga do mesmo lado da sua mão, sempre pegue a inversa. Quando você abrir a guarda com a mão no joelho, sempre coloque seu joelho no meio para evitar que o adversário feche a guarda novamente, mas nunca fique muito tempo nesta posição. Vejo muita gente que vai passar a guarda, consegue abrir, mas para ali na guarda do oponente. Quando abrir a guarda não fique parado, busque a passagem.
Uma dica muito importante é não deixar o seu adversário segurar as duas mangas do seu kimono ao mesmo tempo, pois você não consegue fazer nada e ele estará numa posição muito confortável para te raspar. Quando ele segurar as duas gangas, use as duas mãos para estourar uma pegada e se livrar do quem esta por vir.
Agora, para um aprendizado consciente, é preciso algo mais que alguns treinos aí entra no assunto que abordamos aqui sobre o poder das repetições no jiu jitsu, leia e fique por dentro.