Regras dos campeonatos de Jiu-jitsu
os torneios competitivos são divididos em idade, peso e graduação.
Os participantes começam em pé, como o Judo, em seguida vão para o chão, como consequência de uma queda. Tipicamente, nenhum “golpe” como socos e chutes são permitidos. Qualquer sinal de desistência “bater a mão com a palma repetitivamente no tapete” acaba e o desistente perde a luta. Se a luta acabar com o tempo, sem nenhum golpe que ocasione a desistência do adversário, o competidor que tiver ganho a maior parte dos pontos ou vantagens é declarado o vencedor. Se os pontos são iguais, é decidido em vantagens que se forem também iguais a vitória é decidida pelo juiz que julga os seguintes aspectos: atleta que foi mais competitivo e procurou mais a luta, controlou melhor a luta, etc.
Decisão das lutas
1. DESISTÊNCIA (FINALIZAÇÃO):
Quando um adversário gritar com um golpe encaixado ou bater com a palma da mão consecutivamente no tatame ou no oponente, termina a luta pois será considerada a desistência, geralmente ocorrida quando um golpe de finalização é aplicado com perfeição no adversário (chave de articulações, estrangulamento, etc).
2. MONTADA (4 PONTOS):
Quando o lutador se senta na barriga do adversário com os joelhos no chão e o adversário com as costas no chão.
3. Pegada pelas costas (4 pontos): Quando o lutador pega o adversário por trás, colocando os “ganchos” (Domínio, por traz, os dois calcanhares por dentro das coxas do adversário) com os dois pés, só é caracterizado ponto quando os dois ganchos estiverem no adversário.
4. PASSAGEM DE GUARDA (3 PONTOS):
Guarda é a posição onde o adversário está ajoelhado e o outro lutador o prende entre as suas pernas (dizemos que o adversário está na guarda). Passar a guarda é quando o outro lutador sai da guarda do adversário e vai para o seu lado, imobilizando-o por, no mínimo, 3 segundos. (Consolidando a posição).
5. QUEDA (2 PONTOS):
Quando, durante a luta de pé, o lutador derruba o adversário com uma das muitas quedas existentes.
6. JOELHO NA BARRIGA (ABDÓMEN) (2 PONTOS):
Quando o lutador imobiliza o adversário lateralmente e coloca o joelho (flectido) na barriga, também por no mínimo, 3 segundos, para ganhar os pontos.
7. RASPAGEM (2 PONTOS):
Quando o lutador inverte a posição debaixo para cima, esta a fazer guarda com o adversário entre suas pernas e inverte a posição vindo para cima e seu oponente cai por baixo.
NOTA: Ataque sem finalização (Vantagem): Quando o lutador executa algum tipo de ataque e o adversário defende este ataque.
PONTOS NEGATIVO EM QUE O ATLETA PODE SER DESCLASSIFICADO.
1. Retirar o Kimono para lutar.
2. Gestos ou palavras de baixo calão para o adversário, juiz ou plateia e será desclassificado.
3. Aplicar algum golpe proibido nas regras.
4. Arrastar para fora da área com um golpe encaixado.
(O atleta é desclassificado na 3ª advertência nas faltas a seguir)
5. Fuga da área, na luta em pé.
6. Imobilizar para além de 20 segundos, sem dar movimento a luta. É considerado amarração. O árbitro adverte verbalmente, continuando, determina o reinício da luta em pé e quem o fez perde 2 pontos e sucessivamente a desclassificação.
Não haverá empate, as lutas serão decididas por:
I. Perdas dos sentidos
II. Desistência
III. Pontuação
IV. Vantagem
V. Desclassificação
FAIXA --- TEMPO DE LUTA
Branca --- 5 minutos
Azul --- 6 minutos
Roxa --- 7 minutos
Castanha --- 8 minutos
Preta --- 10 minutos
COMPETIÇÕES ENTRE EQUIPAS
Tipicamente, os primeiros lugares em competições individuais ganham 9 pontos, segundos lugares ganham 3 pontos e terceiros lugares ganham 1 ponto. A equipe que acumular mais pontos é nomeada 1º lugar, e assim sucessivamente
GRADUAÇÃO DAS FAIXAS
Antigamente, após mais de 8 anos de treino e dedicação, o discípulo recebia um certificado “diploma de aptidão”, era conhecido como “menkyo”, mais tarde com o surgimento do judo surgiu a graduação por faixa.
No jiu-jitsu, não existe um tempo estipulado para cada faixa, o professor decide o tempo certo para graduar o aluno.
Cada professor tem seus critérios de avaliação, o atleta só recebe uma nova faixa se estiver empenhado bastante, e o suficiente para merecer.
DE SEGUIDA, ESTÃO AS FAIXAS POR ORDEM CRESCENTE:
Criança até aos 16 anos:
faixa branca, branca/amarela, amarela, laranja e verde, havendo três graus em cada faixa antes de receber a próxima.
Para maiores de 16 anos:
faixa branca, azul, roxa, castanha e preta, havendo 4 graus em cada, menos para a faixa preta que se eleva até ao décimo grau (não atingível), tornando-se então faixa vermelha.
Professor:
faixa preta (2º ao 6º grau)
Mestre:
faixa preta e vermelha (7º e 8º grau)
Grande Mestre:
vermelha (9º)
Nas faixas brancas até as castanhas é colocada uma tarja preta em uma das pontas, onde serão colocados os graus em listas brancas. Na faixa preta, a tarja é vermelha e são 9 os graus existentes.
Para além destas 10 faixas, existem outros níveis de aprendizagem, ou seja, do 1º ao 10º grau. Estes níveis consolidam o que foi aprendido até aqui. Apenas faixas pretas professores passam do 1º grau, e poucos são ao que atingem os 8º e 9º. O 10º grau é inatingível.