É muito comum iniciantes de jiu jitsu desanimarem da prática por volta de 2° ao 7° mês de treinamentos, pessoas que com certeza chegariam a figurar entre os campeões, ou pessoas que se tornariam melhores na vida através da prática de jiu jitsu, mas que desistem antes da arte fluir e conhecer a verdadeira essência. Leia esse pequeno artigo e saia da zona de conforto.
Teríamos inúmeras razões para você não desistir do jiu jitsu, uma delas talvez uma das principais seria a motivação, porém;
A possibilidade de desistência assombra-nos como uma manhã nebulosa. Colocamos a nossa capacidade em questão, ou simplesmente não queremos passar pelo sacrifício do esforço que temos de despender para concretizarmos ou levarmos até ao fim o que queremos ou nos propusemos.
Veja outros vídeos motivacionais.
No início o novo praticante espera uma surra, é normal vermos chegar alunos novos com esse tipo de pensamento, e ( depois dos primeiros meses de aulas ), ele ainda continua recebendo uma surra, normal.
Seu jogo no jiu jitsu consiste basicamente e freneticamente em defender-se das tentativas de finalizações do seu companheiro de treino.
Este estilo de luta agarrada puramente defensiva e puramente instintiva não é muito gratificante e muito menos motivante, porém o novo aluno está aprendendo todos os tipos de técnicas que precisará saber para manter a sua sobrevivência no jiu jitsu por muitos e muitos anos.
Assim está se construindo um alicerce bem firmado, o que poderá aguentar o peso de uma construção bem edificada
O que essa pessoa talvez tenha esquecido é que todos os seus parceiros de treino foram evoluindo, com o tempo toda a equipe evolui, por isso pode levar um longo tempo para você finalmente fazer um treino duro com aquele companheiro de treino.
É somente quando os novatos aparecer no clube e o novato ex- começa a fazer algum burro chutando de seu próprio que ele percebe o quanto ele aprendeu . De repente, ele descobre que ele tem vindo a aprender coisas o tempo todo, e que ele não é um completo fracasso neste tipo de coisas de luta , afinal.
Procure aprender e entender como funciona cada manobra feita por você, não simplesmente repita o que o Professor ensinou entenda.
Seja simples e humilde, se você não sabe usar a De La Riva não queira Berimbolar ou seja, faça aquilo que você sabe e treine para aprender cada vez mais.
Esteja sempre em evolução para não ficar para trás.
Um exemplo disso foi quando o sexto maior vencedor em Mundiais, Robson Moura, fala do quarto maior campeão da competição, Marcelinho Garcia.
“Nunca treinei ou lutei com o Marcelinho, mas aprendi muito com o grande campeão que ele é. Ele parece ter entendido desde cedo o que é o Jiu-Jitsu e seus valores”.
Ou melhor, enfrentou seus medos com autoconfiança, pois o corajoso não é aquele que não tem medo, e sim aquele que enfrenta seus medos.
O que aconteceu nas categorias de base, especialmente quando se arriscava nos absolutos, apesar de ser peso médio.
Ah isso fez o resto e, se hoje ele é um ídolo, é por que nunca desistiu
disse Robinho
Tenha coração,razão, persistência ! As coisas vão melhorar.
Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: Não desista! Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão.
Muhammad Ali