O jiu-jitsu possibilita a um adversário mais fraco vencer um adversário mais pesado através do uso de uma boa técnica. O praticante de jiu-jitsu aprende golpes que forçam o seu adversário a desistir da luta, sem que seja necessário machucá-lo.
Os golpes de jiu jitsu mais freqüentes envolvem as articulações, estrangulamentos, imobilizações, torções e alavancas. Os golpes válidos são aqueles que procuram neutralizar, imobilizar, estrangular, pressionar, torcer articulações e lançar o adversário ao solo através de quedas. Existem, porém, golpes que não são válidos e são considerados desleais no jiu jitsu, como morder, puxar cabelo, enfiar os dedos nos olhos, atingir os órgãos genitais ou ainda torcer dedos.
Conheça algumas das técnicas mais aplicadas:
Projeção ou queda, é qualquer desequilíbrio do adversário que faça-o ser projetado ao chão, tanto de costas como de lado. Na luta em pé, é válido quando o adversário cai na área de segurança, desde que o atleta que aplicou o golpe tenha dado início ao mesmo com os dois pés dentro da área de combate.
Ao conseguir a projeção, o atleta que aplicou o golpe recebe 2 pontos.
A posição de guarda no jiu-jitsu é dividida de duas formas, a guarda aberta e a guarda fechada.
É quando o atleta fica por cima do adversário. Ele pode até mesmo estar entre as pernas do adversário, preso ou não. Se ele estiver por cima de apenas uma perna e preso pela outra, é considerada “meia guarda”. A passagem de guarda propriamente dita ocorre quando o atleta toma o lugar do adversário, mantendo-o dominado e deixando-o de lado ou de costas para o chão.
Ocorre quando o atleta pega seu adversário pelas costas, apoiando os seus calcanhares nas coxas do adversário. Para valer ponto, os dois calcanhares devem obrigatoriamente estar pressionado a parte interna da coxa do adversário.
Ocorre quando o atleta que está por cima do adversário coloca o joelho na barriga dele. Nesse momento a outra perna deve estar flexionada, com os pés no solo. Além disso, é necessário segurar o braço, a gola ou a faixa do adversário, dominando-o completamente.
Acontece quando o atleta monta em cima de seu adversário, deixando seus joelhos e pés no chão. O adversário poderá estar de frente, de lado ou até mesmo de costas. A montada poderá acontecer sobre um dos braços do adversário, mas nunca sobre os dois – nesse caso não será considerada válida.
Ocorre quando o atleta que está por baixo (fazendo guarda), consegue prender o seu adversário sobre o controle das suas pernas e desequilibra-o para o lado, invertendo a posição. Só é considerado válido como raspagem se o golpe tiver início na guarda ou meia guarda, inversões na posição de 100kg ou montada, não são consideradas raspagens.
Finalização é o objetivo maior de uma luta de jiu-jitsu, a finalização é quando um atleta consegue fazer com que o outro desista da luta, em geral isso ocorre quando o mesmo recebe um golpe de estrangulamento ou de torção tão bem executado que acredita que não conseguirá sair.
A qualquer momento um atleta pode dar os famosos “três tapinhas” no tatame, indicando que está desistindo da luta e dando a vitória para o seu oponente.